• Início1
  • Início2
  • Início3
 
 
 

História

corpo activo PB«Em reunião da Associação Comercial do Bombarral de 27 de Outubro de 1920 foi proposto por António Joaquim Pinheira que se tratasse da criação do Corpo de Bombeiros. A ideia começou a tomar forma com a convocação de uma reunião conjunta com todas as colectividades locais e ainda com um representante do jornal "O Concelho do Bombarral". Essa reunião teve lugar a 21 de Março de 1921 e saiu uma comissão composta por sete elementos com os poderes necessários a organizar a Corporação. Da comissão organizadora fazia parte Tomás Conceição Rosado que decidiu aplicar os 1.200$00 da verba entretanto recolhida, na compra de uma quota da Empresa Bombarralense de Electricidade Lda., alegando que a passaria para o nome da Associação assim que esta estivesse legalmente formada. O 1.º acto da Associação, foi a aprovação dos seus estatutos, pela comissão organizadora, em 5 de Outubro de 1924. Só em 26 de Dezembro de 1924 foram os Estatutos aprovados pelo Governador Civil do Distrito de Leiria, ficando definitivamente ultrapassadas as dificuldades para a sua legalização.



honorario carvalhidoA primeira Assembleia Geral para eleição dos Corpos Gerentes realizou-se em 6 de Março de 1925, e a 20 do mesmo mês, reuniu a 1.ª Direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral - Corpo de Salvação Pública. O Corpo Activo dividia-se então em três secções: a secção combatente, a secção de saúde e a secção feminina da Cruz Roxa cuja presidente era Maria Emília Martins Coimbra. Mais tarde formou-se uma secção de Polícia. A Corporação tinha como Comandante o engenheiro João Maria Bello de Morais que entrou na Associação em Março de 1925 para formar o Corpo Activo e tinha como Chefe Adjunto do Comando Evaristo Judicíbus.

Os primeiros tempos foram marcados por grandes dificuldades económicas. Todos trabalhavam para a angariação de associados que, por sua vez, também tinham dificuldades em pagarem a quota.

O primeiro quartel provisório foi no átrio do Teatro Eduardo Brazão. As reuniões da Direcção faziam-se umas vezes na residência de Bello de Morais, outras no salão do Teatro Eduardo Brasão e outras ainda, no escritório da firma Garrudo & Ramos Lda.

evaristo judicibusA Direcção tentava equipar o Corpo Activo, tendo deliberado, em 28 de Maio de 1925, comprar uma escada Crochet . Em 14 de Maio foi pedido ao Ministério da Guerra um chassis de automóvel a fim de ser montado um carro pronto-socorro. Em 9 de Outubro comprou-se a moto-bomba Delaye com empréstimo de dinheiro de António Pereira Bernardino.

Na reunião da Direcção, de 16 de Janeiro de 1926, o Comandante queixa-se que o Corpo Combatente não tem fardamentos nem emblemas e torna-se necessário instruir mais bombeiros. Na altura Evaristo Judicíbus fazia contactos para a aquisição do terreno do quartel que estava quase negociado A aquisição será feita pela Câmara Municipal do Bombarral ao Sindicato Agrícola do Bombarral e já havia autorização para o negócio se concretizar. A planta do quartel tinha tido ordem para ser elaborada na reunião de Direcção de 4 de Junho de 1925.

dr alberto santosEntretanto, o átrio do Teatro Eduardo Brazão tornara-se pequeno para albergar todo o material dos bombeiros, por isso Ramiro de Magalhães, em Janeiro de 1927, cedeu uma das dependências do seu edifício enquanto não se conseguisse casa mais apropriada. A Associação na altura possuía, um auto pronto-socorro, a bomba manual Flaud , e dois carros auxiliares, adquiridos por intermédio da Câmara Municipal do Bombarral à sua congénere de Lisboa.


Fonte:
«Breve Historial dos Bombeiros Voluntários do Bombarral - 75.º Aniversário» de Francisco Carlos Vergikosk. Edição da AHBVB, Bombarral, 1999.
Selecção e adaptação de Carlos Baptista

Fotos:
1.Corpo Activo em 10/06/1928
2.O Comandante Honorário Carvalhido, ladeado por Evaristo Judícibus (à esquerda) e António da Costa (à direita)
3.Evaristo Judicibus
4. Dr. Alberto Martins dos Santos, Presidente da Assembleia Geral entre 1925 e 1965

 
Acesso reservado a bombeiros

Utilizador

Senha

    

Perdeu a senha?
Esqueceu-se do nome de utilizador?
Registe-se!

donativo peq

Novo Sócio

 
 
 
  Todos os direitos reservados
Reprodução de texto e/ou fotografias é proibido sem a devida autorização
Bombeiros Voluntários do Bombarral © 2013